quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Conheça o passado de suas roupas |



http://www.coletivoverde.com.br/conheca-o-passado-de-suas-roupas/



Todo mundo é questionado sobre o seu passado, qual é a sua formação? Casou-se? Tem filhos? Quais foram suas realizações? Em todos os momentos de sua vida as pessoas querem ter uma referência de sua história pessoal para ter uma idéia de quem você é.
Podemos fazer uma analogia com os produtos que consumimos, eles também tem uma história e passam por diversas etapas de produção e pelas mãos de muitas pessoas antes de chegar a sua casa. É uma longa história mas que infelizmente as vezes se confunde com um filme de terror.
Qual será a história daquele tênis da moda da Nike,Adidas ou de outra grande marca que estampa as maiores celebridades do esporte? Será que a produção e os seus trabalhadores compartilham de todo o glamour do marketing? A resposta é não.
As grandes marcas da moda foram flagradas explorando seus funcionários em situações de escravidão, familias inteiras inclusive crianças trabalhando em estafantes cargas horárias e em péssimas condições.
É algo chocante, parece até uma história de fantasia beirando a conspiração mas as notícias não param de aparecer inclusive aqui no Brasil.
O Escândalo mais recente foi a autuação de R$ 633,67 mil imposta pelo Ministério do Trabalho de São Paulo a rede varejista Marisa após auditores fiscais encontrarem funcionários estrangeiros em condições consideradas análogas à escravidão, conformereportagem publicada pelo jornal “Folha de S.Paulo”.
A situação existe, mas oque nós consumidores podemos fazer?
O grande problema reside em ignorarmos a procedência do produto, não colocarmos peso nestes fatos, se as informações não tem peso na decisão do consumidornão irá ter peso para indústria, na prática quem produz simplesmente irá ignorar ou deixar em baixíssima prioridade ações para mudar esta situação degradante.
O mini-documentário “A história das Coisas” apresenta exatamente esta reflexão, valemuito a pena ver.Assista a versão legendada abaixo:
Acredito que a soluçaõ esta no consumo consciente. Se conseguirmos inserir em nosso dia dia a consciência ao consumir o impacto no mundo será enorme, a mudança de hábito e consequentemente a de valores é a maneira mais duradoura e eficiente para mudar este quadro. Faça, você irá se surpreender como as pessoas ao seu redor irão se inspirar.
Você pode começar a fazer um exercício nesta semana:
Quando for comprar algum produto observe a etiqueta e descubra em que país ele foi fabricado e pense rapidamente qual é a história do produto:
  • Como será a produção deste produto?
  • Quem fabricou o produto?
  • Em qual condição a pessoa fabricou este produto? Será que ela recebe um salário digno para esta função?
Reflita e pesquise na internet os produtos que mais chamaram a atenção ou geraram mais dúvidas, o resultado é muito interessante.Depois da experiência compartilhe conosco aqui no blog.
Ao longo da semana irei escrever sobre o Comércio Justo, que é uma idéia que combate e propõe uma mudança no ato de consumir e outras ações positivas que nós como consumidores podemos fazer para que este planeta seja transformado em um lugar mais justo e sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante! Grato por comentar esta postagem!
EQUIPE RECI3E

HINO NACIONAL - VÁRIOS RITMOS

QUANDO ME CONHECI (CHARLES CHAPLIN)

Recomendo que assistam este vídeo. É excelente!

ALEGRIA CATARINENSE!!! BANDA VOX 3 E BANDA CAVALINHO BRANCO AGITANDO NA OKTOBER FEST!!!