COMO TRABALHAMOS



PROGRAMA RECI3E

O Instituto Excellence de Desenvolvimento Sustentável atua desde 2010 com o Programa RECI3E em Itajaí/SC, o qual consiste na reciclagem de equipamentos eletroeletrônicos e tecnológicos, como computadores, seus periféricos, eletrodomésticos (micro-ondas, aspirador de pó, etc.), eletrônicos (telefone sem fio, vídeo porteiro), palmtop, celulares, entre outros. O processo inclui a coleta, recebimento, armazenagem, desmontagem e transformação por meio da reciclagem do plástico, reuso, museu e arte sustentável (tecnoartes).
A idéia de atuar com a reciclagem de lixo eletrônico surgiu com a publicação da Lei nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, com vistas à gestão integrada e ao gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos; e também em razão da família do fundador da entidade, João Gadelha, por tradição, atuar a muitos anos no ramo da reciclagem.

ENTIDADE RESPONSÁVEL: 
Instituto Excellence de Desenvolvimento Sustentável Ambiental, Cultural, Educacional, Profissional, Social e Turístico.

Sobre o Instituto Excellence de Desenvolvimento Sustentável

O Instituto Excellence originou-se do desejo de seus fundadores de deixar um legado de  conhecimentos para as gerações futuras, com o objetivo de intervir na formação positiva destas gerações através de ações culturais, educativas, sociais, ambientais, profissionais e turísticas. A EXCELÊNCIA da formação e a QUALIDADE DE VIDA são dois vértices que se convergem para o resultado do que se espera para um novo tempo através das ações implantadas pelo Instituto Excellence de Desenvolvimento Sustentável.

DESCARTES RECOLHIDOS EM JANEIRO/2011

O que nos move:

Em um mundo que depende cada vez mais de eletrodomésticos e eletrônicos, o lixo tecnológico, "e-lixo", tornou-se uma dor de cabeça da qual governos, empresas e ONGs querem se livrar. O Instituto Excellence de Desenvolvimento Ambiental, através do seu Núcleo de Sustentabilidade e Meio Ambiente, vem por meio deste projeto apresentar solução para o problema através do Programa Reci3e - Central de Coleta e Reciclagem de Lixo Eletrônico.

Area de Abrangência e Atuação: 

O Programa Reci3e - Central de Coleta e Reciclagem de Lixo Eletrônico atende a todos os municípios da região da AMFRI, sendo sua base-central localizada em Itajaí/SC, com previsão de instalação de Eco-bases em outros municipios.

Nosso Objetivo

Programa Reci3e - Central de Coleta e Reciclagem de Lixo Eletrônico tem como objetivo principal ser BASE CENTRAL, qualificada, estruturada e capacitada para atender a todos os municípios da região da AMFRI, no recebimento, coleta, armazenagem, descaracterização e reciclagem do lixo eletrônico, produzido nesta região, evitando que este resíduo seja descartado de maneira incorreta pela comunidade e por empresas, (causando serios danos ao meio ambiente, pois além do aspecto degradante, estas peças possuem substâncias tóxicas, como chumbo, níquel, cádmio, arsênico e mercúrio, que ameaçam a água, o solo e o ar) para posteriormente, dar-lhes destinação final, correta e sustentável.

 Nossas Metas:

  •       Tornar-mo-nos referência no sistema de coleta, recebimento, triagem, descaracterização e reciclagem do Lixo eletrônico da região da AMFRI, dando ao Lixo Eletro-Eletrônico a destinação certa e sustentável, protegendo o meio-ambiente, a pessoa e a vida como um todo.
  •       Contribuir para preservar, conservar e proteger o meio-ambiente, sob o principio da sustentabilidade, promover geração de empregos e renda sustentáveis?                 
  •       Apoiar prefeituras, órgãos ambientais e demais entidades envolvidas, na aplicabilidade da Lei n° 12.305 - Lei dos Resíduos Sólidos, sendo parceiros na consolidação e na aplicação dos Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, no que se refere a Lixo Eletrônico – E-Lixo - Resíduos de Equipamentos Eletrícos e Eletrônicos – REEE na região da AMFRI e demais municípios de Santa Catarina
  •         Ser a entidade parceira e auxiliadora no processo de mobilização, conscientização e participação da comunidade, na prática da seleção, separação e destinação correta e sustentável do Lixo Eletrônico dos municipios da região da AMFRI.
  •         Contribuir para consolidar e transformar os municipios da região da AMFRI, referência nacional de responsabilidade sócioambiental.
  •        Tornar-se excelente vitrine para destaque de empresas, entidades e ôrgãos ambientais, dos municípios da região da AMFRI, na aplicabilidade, no tratamento, e no respeito ao meio ambiente e a sustentabilidade como um todo.
  •          Ser uma entidade parceira de todas empresas, munícipes, prefeituras e órgãos ambientais dos municipios da região da AMFRI, na aplicação da logística reversa, previsto na Lei 12.305, Art. 3, XII de 02 de Agosto de 2010, sancionada em 23 de Dezembro/2010 – que trata da POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS.

Nossa metodologia de trabalho e estratégia de Ação:



  •     GALPÃO BASE-CENTRAL: Localizado na Rua Sebastião Lucas Pereira nº 45, Bairro São Judas, Itajaí/SC, para recebimento, coletagem, triagem, separação, descaracterização, reciclagem e destinação final e sustentável de Lixo Eletrônicos - E-Lixo, (pilhas, baterias, celulares, computadores, monitores, TV´s, DVD’s, CD’s, rádios, telefones, impressoras, scanners, e muitos outros)
  •      Promover contatos e estipular parcerias com demais municípios da região da AMFRI, para instituir ECO-BASES MUNICIPAIS, bem como cadastrar Ecopontos de recebimento de E-Lixo, tais como: Shoppings Centers, Lojas de artigos eletro-eletrônicos, Escolas públicas e privadas, Órgãos da prefeitura (secretarias, autarquias) Associações de moradores, Igrejas, Postos de saúde, Postos de combustíveis, Supermercados, Hipermercados, Clubes de serviços (rotary, lions, maçonaria) Emissoras de Rádio e TV e demais entidades e empresas partícipes.
  •         Preparar, adaptar e/ou adequar os Ecopontos definidos
  •        Criar sistema de central única de DISK COLETA - canal fácil de comunicação para informar e orientar consumidores e empresas, sobre os locais (Ecopontos) onde possam fazer entregas ou agendar recolhimento de lixo eletrônico, atendendo dias úteis das 08 às 18 horas.
  •       Promover a divulgação dos Ecopontos definidos, juntos aos mais diversos veículos de comunicação, com realização de campanhas de conscientização, mobilização e participação comunitária.
?     

?     Relação de Materiais  recebidos e/ou coletados:

CPU´S, Estabilizadortes, Fios/Cabos, Fontes de micro, Impressoras, Monitores, Mouse, No breaks, Scanners, Servidores, Teclados, Unidades de CD, DVD e Disquetes, Ferro, Alumínio, Caixas de som, ADSL, Moden, Roteadores, Aparelhos de telefones novos e antigos, Celulares, Carregadores, Baterias pequenas, Cd´s, Calculadoras, Xerox, Fax, TV´s, Telas planas, rádios, notebooks, aparelhos de TV, DVD, Vídeo-Cassete, aparelhos de som, CDs, Fitas Cassete, Fitas VHS, Ferro de passar, secadores de cabelo, chapinhas (pranchas térmicas), modeladores de cabelo, chuveiros eletricos, fornos de microondas e de resistencia, máquinas de lavar, máquinas de passar, secadoras, centrífugas, processadores, mixers, máquinas de fazer pão, grils, churrasqueiras eletricas, panelas eletricas, abajoures, radios, video-games, ventiladores, aspiradores de pó, torneiras eletricas, enceradeiras, etc...

?     O sistema de triagem e separação utilizado é a seco que, além de não consumir água, não gera efluente líquido, não havendo qualquer descarte que possa poluir o solo e o lençol freático

HINO NACIONAL - VÁRIOS RITMOS

QUANDO ME CONHECI (CHARLES CHAPLIN)

Recomendo que assistam este vídeo. É excelente!

ALEGRIA CATARINENSE!!! BANDA VOX 3 E BANDA CAVALINHO BRANCO AGITANDO NA OKTOBER FEST!!!