quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Autoecologia - Um conceito moderno | Made in Forest

Autoecologia - Um conceito moderno | Made in Forest

Autoecologia - Um conceito moderno

Autoecologia - Um conceito moderno









Autoecologia

Autor: Allan Lopes Pires

Autoecologia é cuidar de si para cuidar do mundo. É entender a si mesmo como parte integrante e funcional do Planeta Terra.
A humanidade chegou a este ponto de degradação do planeta porque internamente não mudamos nossa maneira de nos relacionarmos conosco, com o outro e com a natureza. Enquanto éramos poucas tribos e pequenas nações espalhados sobre o mundo este modo de viver não causava um impacto significativo sobre o globo. Mas agora que nos multiplicamos enormemente nossas ações, sentimentos e intenções pouco trabalhadas são a base do atual cenário de devastação mundial.
Somente conseguimos fazer aquilo que somos. Apenas aquilo que vivenciamos internamente é o que conseguimos expressar no exterior.
Porque para nós é tão difícil economizar energia elétrica, atos simples como apagar a luz, desligar um equipamento da tomada? Porque em ultima análise estamos acostumados a desperdiçar energia interior, energia vital. Nos preocupamos demais, ligamos um determinado pensamento ou emoção e esquecemos de desligá-lo quando encerramos seu uso. Em pouco tempo temos um sistema sobrecarregado, estressado que não possui energia suficiente para lidar com o mundo e com as pessoas a sua volta.
Porque é tão difícil para nós, como indivíduos ou como sociedade, reciclar os resíduos que muitos chamam de lixo? Internamente quase nunca, a não ser em épocas de tensão máxima, ou de grandes mudanças e perdas, reciclamos nossos conceitos, nossas emoções, nossos paradigmas. Eles nos serviram numa época e por isso assumimos que eles servirão sempre, mesmo tudo em volta sendo diferente. E assim além de nos estagnarmos no tempo, entupimos nosso organismo de lixo, toxinas emocionais que se tornam físicas.
Possuímos uma respiração deficitária e queremos criar casas com mais ventilação, cobramos do governo um ar menos poluído. Queremos nos iluminar mas esquecemos da luz interior e ficamos única e exclusivamente nos iluminando com luzes exteriores, idéias de outros, sem permitir que nossa criatividade natural flua através de nosso ser. Massacramos nossa natureza pessoal em prol da estética, da preocupação com o que o outro irá pensar, nos colocamos em extinção para agradar o cônjuge, ou nos manter dentro da ordem social corrente e ao mesmo tempo queremos salvar as baleias, os micos, as árvores.
Autoecologia é preservar a própria natureza. É encontrar, identificar e expressar essa natureza pessoal, única, individual, que a vida nos presenteou. É o retorno ao natural, à essência. Autoecologia é ter a
coragem de ser você mesmo, perfeitamente imperfeito, uma unidade funcional dentro de um grande organismo, chamado Gaia.
Ao preservarmos nossa Natureza Pessoal seremos capazes de efetivamente entender que nós e o planeta somos Um, e portanto práticas sustentáveis serão uma extensão do nosso interior e não apenas uma ação mecânica e socialmente correta.
Autoecologia na prática:
- Começe por reaprender a respirar. Tire 3 minutos por dia para simplesmente observar a sua respiração. Não tente modificá-la, aprofundá-la, melhorá-la. Simplesmente observe sua respiração. Ao abrir espaço para seu corpo, sua natureza retomará a respiração correta ao longo do tempo.
- Economize energia. O local onde mais perdemos energia são nas discussões emocionais. Faça uma lista das situações que te retiram energia. Releia-a várias vezes até ser capaz de lembrar da lista quando a situação acontecer. Neste momento simplesmente abandone a discussão. Acalme-se e deixe para voltar ao assunto quando estiver mais calmo,menos quente.
- Não se importe com a opinião alheia. Por exemplo, ao seguir a sugestão acima e abandonar uma discussão no meio, não se importe com o que irão pensar de você, que você é uma pessoa fraca, incapaz de sustentar um argumento, etc. isto são questões menos importantes quando se trata de preservar a natureza.
- Recicle idéias e conceitos. Faça uma lista das coisas que você acredita e das coisas que você discorda no mundo. Em seguida repense sobre cada item e veja se realmente devem ser fortalecidos em sua vida ou se devem ir para a reciclagem interior.
- Crie diversidade. A base da ecologia, da sustentabilidade é a diversidade. Encontre novos caminhos para ir ao trabalho, mude a rotina, permita-se modificar padrões. Experimente coisas que você a princípio não gosta. Por exemplo, utilize uma roupa que você jamais usaria, que não combina com seu jeito, que não é a cor que você mais gosta, ou coma um prato que você sempre detestou. Muitas vezes isso servirá apenas para reforçar suas crenças anteriores. Porém em alguns casos você descobrirá coisas novas a respeito de si, se verá aberto a experiências novas. E sua natureza estará mais forte sendo mais diversificada do que uma monocultura de um só tom.
- Use iluminação natural. Você já leu muitos livros e conheceu muitas pessoas. Provavelmente a sua própria profissão está embasada em conhecimentos deixados por outros ao longo do tempo. Você possui mais informação que todos os sábios do passado. Mas está na hora de você usar a luz que vem de dentro. Faça algo que você idealizou. Seja na infância quando sua natureza era mais viva, ou mesmo agora, que você teve uma idéia “maluca”. Execute a sua criação, manifeste a sua luz. Que direito você possui de abafar a Luz da consciência que o universo te presenteou?
Escreva aquele livro, rabisque aquela parede, desenhe aquela nave espacial, pendure-se de cabeça para baixo naquela árvore. Deixe fluir. Faça pelo prazer de fazer e não se importe se o livro nunca for publicado, ou a nave nunca for construída. Isto é para os outros, faça primeiro para você.
- Jamais se esqueça do “Poder do UM”. Sim, você faz a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante! Grato por comentar esta postagem!
EQUIPE RECI3E

HINO NACIONAL - VÁRIOS RITMOS

QUANDO ME CONHECI (CHARLES CHAPLIN)

Recomendo que assistam este vídeo. É excelente!

ALEGRIA CATARINENSE!!! BANDA VOX 3 E BANDA CAVALINHO BRANCO AGITANDO NA OKTOBER FEST!!!