sexta-feira, 23 de maio de 2014

PROGRAMA RECI3E - Tratando o LIXO ELETRÔNICO com compromisso e responsabilidade!

O Instituto Excellence de Desenvolvimento Sustentável atua desde 2010 com o Programa RECI3E em Itajaí/SC, o qual consiste na reciclagem de equipamentos eletroeletrônicos e tecnológicos, como computadores, seus periféricos, eletrodomésticos (micro-ondas, aspirador de pó, etc.), eletrônicos (telefone sem fio, vídeo porteiro), palmtop, celulares, entre outros. 
     O processo inclui a coleta, recebimento, armazenagem, desmontagem e transformação por meio da reciclagem do plástico, reuso, museu e arte sustentável (tecnoartes).
     A idéia de atuar com a reciclagem de lixo eletrônico surgiu com a publicação da Lei nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, com vistas à gestão integrada e ao gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos; e também em razão da família do fundador da entidade, João Gadelha, por tradição, atuar a muitos anos no ramo da reciclagem.
      Com o recente desenvolvimento científico das últimas três décadas, que aumentou visivelmente a tecnologia, cada vez mais acessível às pessoas e às empresas, percebe-se que muitos produtos são repostos e descartados facilmente, ocasionando um aumento do lixo eletrônico.
     Destaca-se em um estudo da ONU (2010), que o Brasil está em primeiro lugar entres os países emergentes que mais geram resíduos sólidos provenientes de aparelhos eletrônicos usados, como computadores, celulares, televisores de alta definição, notebooks, smartphones, aparelhos de mp3, impressoras, escâneres e todo o tipo de acessórios que estão presentes no modo de vida contemporâneo.
     O PROGRAMA RECI3E, do INSTITUTO EXCELLENCE DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL é ímpar em sua atividade que possui quatro (4) linhas de atuação com o lixo eletrônico:

  1.  RECICLAGEM: equipamentos que não tem condições de serem utilizados seguem para reciclagem, onde são desmontados, desparafusados e separados por matérias-primas (metal ferroso, metal não ferroso, plástico e placas de circuitos);
  2.  ARTE SUSTENTÁVEL: peças resultantes na desmontagem de equipamentos eletroeletrônicos são separadas e utilizadas como matéria-prima na produção de arte, artesanato e brindes corporativos. Com a preocupação de utilizar materiais ecologicamente corretos na confecção das peças;
  3. REUSO: aparelhos eletroeletrônicos retornam ao mercado por meio da economia solidária, ou seja, realiza-se triagem dos equipamentos para identificar a possibilidade do bom funcionamento, a fim do produto retornar ao mercado com preço justo, destinado ao público de baixa renda;
  4. MUSEU: equipamentos e aparelhos antigos não vão para a reutilização e nem para reciclagem, são destinados ao acervo do Projeto Museu da Evolução Tecnológica, com o intuito de auxiliar no registro e na manutenção da memória humana, bem como servir de referência para estudantes de designer, engenharias e tecnologias. É um programa inédito desempenhado desde 2011 pelo Instituto, e exposto de forma itinerante em grandes eventos, como a Volvo Ocean Race em Itajaí (abril de 2012), Santa Catarina Custon Show (junho 2013), 8º Encontro de Carros Antigos (junho de 2012), Campanha Mundial do Lixo Zero (julho 2013), Semana do Meio Ambiente na Seara Alimentos (junho 2012 e junho de 2013) e na II Semana do Meio Ambiente do Campus Gaspar do instituto Federal de Santa Catarina (junho 2013), entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante! Grato por comentar esta postagem!
EQUIPE RECI3E

HINO NACIONAL - VÁRIOS RITMOS

QUANDO ME CONHECI (CHARLES CHAPLIN)

Recomendo que assistam este vídeo. É excelente!

ALEGRIA CATARINENSE!!! BANDA VOX 3 E BANDA CAVALINHO BRANCO AGITANDO NA OKTOBER FEST!!!