quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

PERIGO DO E-LIXO E RAEE (RESÍDUOS DE APARELHOS ELETRICOS E ELETRÔNICOS)

É importante que você saiba disso (Leia com muita atenção):


 O Brasil possui cerca de 160 milhões de celulares e 60 milhões de computadores em uso. Em 2012 a previsão é atingir a marca de 100 milhões, 1 computador para cada 2 pessoas. Em 2008 o setor de eletro-eletrônicos movimentou cerca de R$ 123 bilhões em uma rota de crescimento ininterrupto desde 2002. Aparelhos eletrônicos melhoram a competitividade das empresas, facilitam a vida das pessoas, oferecem lazer, entretenimento e são ferramentas importantes para o desenvolvimento pessoal e social.

 Por outro lado, os equipamentos eletro-eletrônicos produzem lixo tóxico, volumoso e de reciclagem complexa. Segundo estudos do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), sobre o riscos e ameaças ao meio ambiente e à saúde humana dos resíduos eletrônicos, a maioria destes produtos contêm substâncias tóxicas como polímeros anti-chamas (BRT), PVC, e metais pesados como mercúrio, chumbo e cádmio.

 Além de contaminarem o meio-ambiente, estas substâncias podem causar graves danos à saúde humana e de animais, provocando falhas nos rins, pulmões, cérebro e comprometendo todo o sistema nervoso. É um problema crescente e vários países já possuem legislações especificas para tratar dessa urgente questão.

Colabore, recicle o seu lixo também. Não jogue resíduos tóxicos no meio-ambiente, pois isso só vai deixar nossa “grande casa” mais suja e doente, prova disso são os sintomas que ela vem tendo: aquecimento global, efeito estufas, aumento do numero de tornados e furações, secas, incêndios em florestas, extinção de espécies.

LISTA DOS ELEMENTOS E COMPOSTOS QUÍMICOS TÓXICOS UTILIZADOS EM EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS ASSOCIADA AOS DANOS À SAÚDE :


Chumbo= usado em TVs, celulares e computadores – Causa danos cerebrais, neurológicos e renais, doenças do sangue e comprometimento de fetos. Em altos níveis de exposição causa vômito, diarréia, convulsões, coma e morte.

Mercúrio= usado em lâmpadas, displays, telas LCD, chaves e circuitos impressos - Altos níveis de exposição contribuem para danos cerebrais, renais e problemas de desenvolvimento de fetos, podendo contaminar o leite materno. A sua ingestão ou inalação causa danos ao sistema nervoso central e aos rins.

Cádmio= usado em baterias de celulares, resistores, detetores de infra-vermelho, semicondutores, tubos de TV antigos e alguns plásticos - Sua concentração no organismo é cumulativa e pode causar problemas de rins, danos na estrutura óssea, além de ser cancerígino.

Arsênico= usado em celulares - Causa doenças de pele, prejudica o sistema nervoso central e pode causar câncer de pulmão.

Berílio= usado em placas-mãe de computadores e celulares - Causa câncer de pulmão

Cromo Hexavalente= usado na proteção de placas metálicas contra a corrosão - Causa bronquite asmática e deformações do DNA. Constituem, em média, 20% do material dos computadores, usados em circuitos impressos e componentes como conectores, gabinetes e cabos - São difíceis de serem separados na reciclagem e, quando queimados, produzem substâncias tóxicas, e, inaladas, causam problemas no aparelho respiratório.

Retardantes de Chamas= Causam desordens hormonais, nervosas e reprodutivas.

Fonte: SVTC (Silicon Valley Toxics Coalition)

E-LIXO EXCELLENCE Central de Coleta e Reciclagem de Lixo Eletrônico e Residuos de Materiais Eletrícos e Eletrônicos.

INSTITUTO EXCELLENCE DE DESENVOLVIMENTO Itajaí/SC

DISK E-LIXO: (47) 3046-3555 (47) 9231-1701 (47)9212-1230

LIGUE E IREMOS RECOLHER SEU RESÍDUO ELETRÔNICO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante! Grato por comentar esta postagem!
EQUIPE RECI3E

HINO NACIONAL - VÁRIOS RITMOS

QUANDO ME CONHECI (CHARLES CHAPLIN)

Recomendo que assistam este vídeo. É excelente!

ALEGRIA CATARINENSE!!! BANDA VOX 3 E BANDA CAVALINHO BRANCO AGITANDO NA OKTOBER FEST!!!