segunda-feira, 11 de outubro de 2010

ROTA CATARINENSE DE CERVEJAS ARTESANAIS

Pesquisando sobre o assunto, encontrei esta pérola, este texto que transcrevo aqui, literalmente:

Texto de Demetrio Panarotto · Florianópolis, SC
http://www.overmundo.com.br/overblog/rota-catarinense-de-cervejas-artesanais

Que o brasileiro é um apaixonado por cerveja, isso não é novidade nenhuma. Talvez, para ser mais preciso, seria mais sensato dizer que o brasileiro é um apaixonado por cervejas claras e de baixa fermentação, especificamente, as cervejas "Pilsen"; a popular "loira gelada". Quem sabe as exceções ficam por conta da cerveja Malzebier (escura e doce) e da Bock (avermelhada), nada além disso.

Um tempo atrás, quando a Antarctica e a Brahma anunciaram a fusão, eu, um apreciador de/apaixonado por cervejas, fiquei me perguntando: será que a qualidade das cervejas brasileiras (do tipo Pilsen) não cairia diante da possível falta de concorrência que estava sendo imposta ao mercado? Afinal de contas, a falta de concorrência me levava a pensar em uma padronização ainda maior do produto. Uma padronização que nem sempre leva em conta o paladar do consumidor (aquilo-que-eu-gostaria-de-beber), mas sim o bolso do consumidor (o-quanto-eu-posso-pagar).
Vejam que, para minha surpresa (de leve), um reduto cervejeiro no país fez surgir à margem do grande mercado nacional uma quantidade interessante de pequenas cervejarias que, além da tradicional cerveja Pilsen, passaram a dar alternativas (de boa qualidade) ao consumidor. Além disso, o próprio reduto se obrigou a disponibilizar outros tipos de cerveja que até então, não sei se por falta de interesse ou por não perceber o mercado existente, não disponibilizava. Vale lembrar que a Bohemia, nos últimos tempos, lançou a Bohemia Weiss, a Escura, a Royal Ale, e recentemente, a Confraria. Todas cervejas premium, com a intenção de atingir um público consumidor específico que, me parece claro, se propõe a pagar um pouco mais por um produto diferenciado.

Rota das cervejas

A forte colonização germânica do Estado e a paixão dos catarinenses pela cerveja concedem (hoje) a Santa Catarina destaque no cenário nacional pela produção de cervejas artesanais. Essa idéia ganhou força a partir das festas típicas dos descendentes de alemães do vale do Itajaí. A Oktoberfest, de Blumenau, é a mais conhecida, mas não é a única. Várias outras festas, nas quais o chope é o combustível, movimentam o Estado durante o mês de outubro.
Agora, se pensarmos em um roteiro catarinense de cervejas artesanais, esse roteiro, obrigatoriamente, começa em Blumenau, pois ali estão sediadas as cervejarias Bierland e a Eisenbahn, que desenvolveram tipos de cervejas diferentes para o consumidor médio brasileiro. A Eisenbahn, a única que até o momento engarrafa o produto, consegue atingir um público maior, chegando a outros centros, todavia a Bierland, como as demais cervejarias da região, permanecem conhecidas por um público menor, mas que se sente orgulhoso pela qualidade que o produto consegue atingir.
Começamos falando da Eisenbahn (www.eisenbahn.com.br). A cervejaria apresenta oito opções (de cervejas) para agradar os vários paladares: cinco delas Ale (Kölsch, PaleAle, Weizenbier, Weizenbock e WeihnachtsAle - esta última, produzida especialmente para o Natal) e outras três Lager (Pilsen Natural - orgânica -, Pilsen e Dunkel). As Ales são cervejas de alta fermentação, normalmente mais encorpadas e com uma graduação alcoólica mais alta. As Lagers, por sua vez, são cervejas de baixa fermentação e entre elas está o tipo de cerveja mais conhecido em todo mundo, a popular Pilsen (o nome vem de uma pequena cidade no interior da República Tcheca, Pils). Todas elas são um convite a um mundo de sabores, texturas, tons, aromas e perfumes.
Uma passada na Bierland (http://www.bierland.com.br) é caminho obrigatório. A cervejaria apresenta ao mercado três tipos de cerveja, uma pilsen (clara e de leve sabor), outra âmber (escura, um pouco mais encorpada) e uma terceira weizer (de trigo, lançada durante a Oktoberfest de 2005). O controle de qualidade desta cervejaria, como das demais, segue a Lei de Pureza Alemã, de 1516 (Reinheitsgebot). Segundo a Bierland, "a cerveja elaborada sob essa prática, utiliza apenas malte de cevada, água, lúpulo, e levedo cervejeiro em sua composição. Sendo ISENTA de qualquer outra fonte de matéria-prima, de aditivos, corantes, antioxidantes, estabilizantes, etc; comumente utilizados na indústria cervejeira".
A Zehn Bier é uma outra bela opção, sediada na cidade de Brusque - distante 40 Km de Blumenau. A cervejaria oferece aos apreciadores dois tipos de chope, além do tradicional Pilsen (suave e bastante marcante no malte), o Bock (mais encorpado e avermelhado).
E o roteiro não pára por aí. Outras duas cidades muito próximas a Blumenau também estão preparadas para receber os visitantes com um produto que vai agradar. Em Indaial, tem a Heimat e em Timbó, a Borck - www.guiatimbo.com.br/vale/borck/home.htm -, em Treze Tílias, cidade conhecida como o "Tirol Catarinense", no meio oeste do estado, tu vais encontrar a Microcervejaria Bierbaum. As três últimas trabalham com o chope pilsen, mas cada chope apresenta peculiaridades.

As cinco cidades citadas no texto apresentam uma riqueza cultural muito interessante e, é claro, as cervejarias são apenas mais uma opção neste contexto cultural. Da próxima vez que tu pensares em visitar Santa Catarina, se essas cidades estiverem no seu roteiro turístico, tire um tempo para ver como são fabricadas as cervejas artesanais - cada uma apresenta um sistema diferente para atender o visitante (É legal se informar antes como proceder para visitar cada fábrica). No entanto, todas elas possuem bares/restaurantes vinculados as fábricas, o que facilita, se o interesse for apenas saboreá-las. Quem gosta do líqüido precioso, tenho certeza, não vai se arrepender, mas, por favor, aprecie com moderação, e não pegue a estrada depois de prová-lo, pois é bem provável que tu não vais resistir e vai acabar tomando mais de um. E como dizem os alemães da região:
Ein Prosit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante! Grato por comentar esta postagem!
EQUIPE RECI3E

HINO NACIONAL - VÁRIOS RITMOS

QUANDO ME CONHECI (CHARLES CHAPLIN)

Recomendo que assistam este vídeo. É excelente!

ALEGRIA CATARINENSE!!! BANDA VOX 3 E BANDA CAVALINHO BRANCO AGITANDO NA OKTOBER FEST!!!