terça-feira, 19 de outubro de 2010

COSTÃO DO SANTINHO


FÉRIAS PERFEITAS COM A FAMÍLIA
Matéria extraída de:
Texto e fotos: Claudia Tonaco

Quem viaja, sabe. O grande desafio das férias de verão consiste em achar um destino capaz de agradar toda a família. Quanto mais numerosa, mais difícil satisfazer os desejos de cada um. No resort de praia Costão do Santinho, essa dúvida não existe. Melhor dizendo, foi resolvida com excelência. Completíssimo, contém várias opções de viagem dentro de uma única.

Pode-se dizer que o resort catarinense é na verdade um conjunto de vários resorts, já que cada um de seus segmentos – lazer, gastronômico, aquático, náutico, esportivo, infantil, melhor idade – possui uma infindável gama de atrações para o hóspede experimentar.

Na hora de viajar com a família, o Costão do Santinho é uma opção garantida, com uma constatação: ali, uma semana é o tempo mínimo de estadia, isso se você quiser aproveitar todas ou grande parte das benesses de uma temporada de muito descanso e lazer.


Vista da ala internacional, parte do complexo do Costão do Santinho resort
Vista da ala internacional, parte do complexo do Costão do Santinho resort

Desde que foi inaugurado, o resort tem como constante, o investimento em infra-estrutura, assim como a criação constante de novidades para agradar hóspedes com imaginação fértil. Surpreender é o objetivo e a filosofia do resort é vencer esse desafio diariamente.

Uma pista ajuda a descobrir o segredo do Costão. Na hora do jantar, um tour pelos seus restaurantes comprova que em conjunto, oferecem um cardápio com tantas sugestões – preparadas como se fossem a única escolha –, que certamente uma irá satisfazer plenamente o hóspede do lugar.

Esse procedimento é replicado para as outras áreas e assim fica fácil entender porque o Costão do Santinho é uma unanimidade entre turistas e profissionais do setor. Recebendo todos os anos prêmios de qualidade, em 2006 ganhou o título de melhor resort de praia, outorgado pelo Guia 4 Rodas.

Apenas 40 minutos, ou 35 km separam a praia do Santinho do centro de Florianópolis. A visão da larga faixa de areia protegida por dois costões, propõe ao turista um corte radical no comportamento urbanóide para usar espaço e natureza em prol de atividades mais relaxadas e reconfortantes.
O complexo turístico chega a impressionar. Quem vê o Costão do Santinho do mar ou da praia, pensa que está nas vizinhanças de um bairro pertencente à grande Florianópolis. De um lado fica o condomínio de vilas – 14 ao todo –, módulos urbanizados de casas com redes na varanda, arcos de tijolos aparentes, ruas e jardins, tudo no estilo denominado açoriano.
Seguindo a faixa litorânea, uma construção vertical com apenas três andares, dividida em três blocos, guarda o hotel propriamente dito e o spa. Batizado de ala internacional, o hotel possui amplos e sofisticadíssimos apartamentos, todos em forma de suíte, é bom frisar. Já o spa oferece numa área aproximada de 1.000 metros quadrados para terapias, massagens, banhos e tratamentos.

Entre um e outro, estão as piscinas, o complexo náutico, os bares e restaurantes, a academia, os salões de jogos, a marina, as praias, os passeios, as quadras esportivas, as atividades ecológicas e o que mais um hóspede puder desejar ao sonhar com férias perfeitas. Tão excitante quanto as atrações, é o fato de um lugar com tanto luxo e conforto, abrigar um sítio arqueológico.

Praia do Costão do Santinho, Florianópolis
Praia do Costão do Santinho, Florianópolis

Um resort com cinco mil anos de história


Texto e fotos: Claudia Tonaco

A paisagem do Costão é marcada por histórias criadas há aproximadamente cinco mil anos. A data está relacionada à identificação dos primeiros habitantes da ilha de Santa Catarina, batizados pelos arqueólogos com o nome de “homem de Sambaqui”. A palavra, de origem guarani, significa “monte de conchas” e serviu para classificar o hábito de acumular durante anos restos e cascas de moluscos e frutos do mar. Os Sambaquis moravam sobre esses depósitos que podiam atingir 30 metros de altura.

Supõem-se que apenas 20% do total de sítios arqueológicos tenham sido explorados até hoje. Quem faz um passeio guiado pelo litoral pode observar uma série de inscrições rupestres, os petróglifos ou itacoatiaras, espalhados pelas encostas. As gravações foram feitas sobre negras rochas basálticas. Os índios itararés e carijós, consideravam esses lugares sagrados, assim como os açorianos que desembarcaram na região a partir de 1748. O símbolo do resort foi tirado de uma dessas inscrições.

Uma outra pedra foi a responsável pelo nome “Santinho”, dado à praia e à encosta adjacente. Sobre a superfície do monólito, um desenho com formas humanas e traços que lembravam um halo sobre a cabeça, fez os pescadores associarem a figura ao símbolo de um santo. Os anos se incumbiram de transformar a pedra em objeto sagrado e a região passou a se chamar Santinho.

Cultos, promessas e até mesmo batizados eram realizados em frente ao bloco de pedra que um dia desapareceu. A quem associe o sumiço como uma forma de interromper o culto ao símbolo pagão. O fato é que até hoje o paradeiro da pedra é uma incógnita.

O resort orgulha-se de ser o único do Brasil com um museu arqueológico ao ar livre. O museu dos Brunidores expõe uma variedade de pedras usadas para a confecção de instrumentos e artefatos pré-históricos.

Dunas são ideais para a prática do sand board
Dunas são ideais para a prática do sand board

Hóspede é convidado a participar de maratona de lazer

Férias significam descanso. Para isso, a paisagem e o ambiente do Costão do Santinho são inspiradoras. Férias também significam diversão e lazer. Nesse caso, é bom viajar preparado. Com um extenso cardápio de entretenimento, o maior problema para o hóspede será conciliar os horários para dar conta da programação.

Com 20 anos de experiência e trabalhando no resort há seis, Eduardo Fernandes, coordenador do segmento de esportes e lazer, dá a dica: quem vem para o Costão deve ficar atento à agenda elaborada diariamente pela central de lazer.

No momento do check-in, o hóspede recebe um envelope com informações básicas sobre o hotel, incluindo o entretenimento da semana. A informação também está disponível nos apartamentos, em canal interno de TV.

Com perfil basicamente familiar, o Costão oferece recreação para pais e filhos. Fernandes explica que existe uma divisão por faixa etária. O Clubinho Kid’s é o reduto das crianças de quatro a seis anos que se divertem ouvindo histórias, pintando ou fazendo colagens, indo ao cinema, brincando de guerra de balões d’água, participando de mini-caminhadas ecológicas ou assistindo espetáculos de mágica.

O Galera Radical atende a garotada de sete a 12 anos com muitos jogos, brincadeiras na praia e na piscina, atividades esportivas, expedições pelos arredores e gincanas. O Clube Teen, para jovens a partir dos 13 anos tem como atrações, além das clássicas atividades nas piscinas ou quadras esportivas, o arco e flecha, sand board, torneio de sinuca e pebolim, trilhas noturnas e balada, é claro. A programação para adultos inclui tudo isso e ainda vôlei de praia, futebol, gincana cultural, pólo aquático e até torneio de cerveja e caipirinha.

A central de lazer ainda é a responsável pela programação do Costão Gym que acontece na área de piscinas aquecidas, na academia, ou na sala de bikes e que inclui alongamento, hidroginástica ou relaxamento aquático, spinning, body combat e body pump, circuito de musculação, RPM e dança de salão, entre outras.

O Costão Zen, dispensa apresentações, com uma agenda que oferece meditação, tai chi chuan, ginástica terapêutica chinesa, yoga, pilates, oficina de massagem, dança do ventre, respiração oriental, ginástica facial e, especialmente para mães e filhos, massagem shantala e bebê peixinho. Já o Costão Ecologia tem diversão à vontade para quem gosta de caminhadas ecológicas, observação de aves e expedições arqueológicas.

Ainda na central de lazer é possível fazer reserva para participar de atividades opcionais, como arvorismo, paint ball, passeio de quadriciclo ou cavalgada, mergulho scuba ou livre, rafting e passeio de escuna, escola de surf e esportes náuticos, oferecidos na marina do resort. Precisa ou não levar uma agenda para as férias?

SAIBA MAIS:
 
RECOMENDO QUE VISITEM ESTE SITE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante! Grato por comentar esta postagem!
EQUIPE RECI3E

HINO NACIONAL - VÁRIOS RITMOS

QUANDO ME CONHECI (CHARLES CHAPLIN)

Recomendo que assistam este vídeo. É excelente!

ALEGRIA CATARINENSE!!! BANDA VOX 3 E BANDA CAVALINHO BRANCO AGITANDO NA OKTOBER FEST!!!